Zeólita
A zeólita, também chamada de “zeólito”, é um mineral com estrutura porosa utilizado no tratamento de água, descontaminação de solos, fabricação de medicamentos, entre muitas outras aplicações. Esse material pode ser natural ou sintético e possui excelente capacidade de filtração e de adsorção. Entenda melhor sobre o produto nos tópicos listados abaixo!
- O que é zeólita e como é formada?
- Para que serve a zeólita?
- Benefícios e curiosidades da zeólita
- Aplicações do filtro de zeólita
O que é zeólita e como é formada?
A zeólita, também conhecida como zeólito ou zeolite, é um mineral com propriedades físicas e químicas muito próprias, que trazem diversos benefícios à saúde humana.
O nome “zeólita” vem do grego “zeo”, que significa “ferver”, e “lithos”, que significa “pedra”, devido à sua capacidade de perder água quando aquecida.
Com uma textura porosa e tonalidade clara, o produto é classificado como um aluminossilicato hidratado, elemento que possui metais alcalinos e alcalino-terrosos em sua composição.
Vale destacar que há variados tipos de zeólita presentes na natureza, mas apenas alguns foram explorados em detalhes por estudiosos.
As pedras de zeólita natural, como a mordenita, a chabazita, a erionita e a philipsita, são geralmente formadas por reações químicas entre cinzas vulcânicas e águas com sais e pH alto.
Essas reações podem demorar milhões de anos para serem concluídas, e terminam quando ocorre a cristalização completa do mineral.
Algumas opções de pedras naturais também surgem de depósitos sedimentares associados com atividade hidrotermal.
Já as zeólitas sintéticas são produzidas em laboratórios por meio de processos controlados. Elas são criadas a partir de substâncias precursoras como silicatos e aluminatos, submetidas a altas temperaturas e pressões.
Para que serve a zeólita?
Devido à sua estrutura porosa, a zeólita é capaz de absorver moléculas e íons indesejados de líquidos e gases utilizados tanto em áreas industriais quanto residenciais.
Para exemplificar, o mineral zeólita costuma ser utilizado em estações de tratamento de água, já que tem alta capacidade de atrair metais pesados presentes no líquido coletado na natureza, como o manganês e o ferro.
Além de impedir que tais elementos prejudiquem a saúde dos consumidores, o produto elimina odores e a turbidez da água.
Também vale mencionar a importante participação do mineral zeólita no ramo de saúde. Da mesma forma que faz na água, ele é capaz de eliminar metais indesejáveis diretamente do corpo humano.
Por isso, é possível fabricar medicamentos com um tipo de zeólito chamado de clinoptilolita, indicado para o tratamento de intoxicações que atingem o sistema digestivo, além dos rins e fígado.
Algumas pedras naturais e sintéticas também podem ser usadas como adsorventes em sistemas de refrigeração, que podem contar com uma bomba de amônia para remover o calor do ambiente.
A zeólita ainda é um insumo utilizado na fabricação de rações animais, na descontaminação dos solos, na melhoria da resistência do cimento, entre muitas outras atividades.
Benefícios e curiosidades da zeólita
Existem diversos benefícios e curiosidades da zeólita que merecem ser destacados, como o uso do mineral em Chernobyl.
Na década de 80, um grande desastre ocorreu na usina nuclear de Chernobyl, na Ucrânia, e abalou o mundo inteiro.
Uma grande quantidade de material radioativo escapou de um reator que explodiu, e se espalhou na atmosfera.
Para evitar que a radiação chegasse ao sistema de distribuição de água local, toneladas de zeólitas foram usadas.
Isso significa que o mineral zeólita evitou uma tragédia ainda maior graças à sua rápida ação desintoxicante.
Além do evento mencionado, o zeólito já fez e continua fazendo a diferença no combate a muitas doenças.
O mineral elimina toxinas do sangue, das glândulas e das células, além de combater viroses e as ações de nitrosaminas, substâncias presentes em carnes processadas que provocam o surgimento de câncer no estômago.
Por fim, a zeólita é ideal para medicamentos contra a hepatite C, artrite reumatoide, herpes zoster e esclerose múltipla.
Aplicações do filtro de zeólita
Além das aplicações citadas nos tópicos anteriores, a zeólita é utilizada constantemente em filtros.
Geralmente, os filtros feitos com o mineral zeólita são usados para eliminar impurezas da água nas fábricas de cimento, cosméticos, detergente em pó e ração animal.
A zeólita em filtros também é perfeita para os setores agrícola e de purificação de gases, uma vez que ele é capaz de remover agentes como inseticidas, ferro, amônia, manganês, mercúrio, cloro, cobre, arsênio e solventes da água.
Além de tornar o líquido próprio para consumo humano, esses filtros ainda atuam na desmineralização da água.
Esse processo é essencial para tornar a água própria para uso em linhas de produção industriais, procedimentos laboratoriais ou em sistemas de geração de energia.
Assim como o próprio mineral zeólita, qualquer filtro precisa ser adquirido em lojas reconhecidas pela confiabilidade em relação à qualidade de suas mercadorias.
Quer encontrar os melhores fornecedores de mineral zeólita ou de filtros do mercado? Solicite um orçamento no Soluções Industriais agora mesmo!
E caso deseje mais informações sobre o assunto, leia o conteúdo que preparamos especialmente para você no final da página!